Essa seção contem notas e dicas específicas para a instalação do Apache 2.0 com o PHP em sistemas Unix.
Atenção |
Não utilize o Apache 2.0.x e o PHP em um ambiente de produção, seja no Unix ou no Windows. Para informações do porquê, leia essa FAQ |
Você é fortemente encorajado a ler a Documentação do Apache para obter um entendimento básico do servidor Apache 2.0.
Notas de compatibilidade do PHP e Apache 2.0.x: As seguintes versões do PHP são compatíveis com a versão mais recente do Apache 2.0.x:
Essas versões do PHP são compatíveis com Apache 2.0.40 ou superior.
- PHP 4.3.0 ou superior, disponível em http://www.php.net/downloads.php.
- A última versão estável de desenvolvimento. Pegue o código fonte http://snaps.php.net/php5-latest.tar.gz ou baixe os binários para o Windows http://snaps.php.net/win32/php5-win32-latest.zip.
- Uma versão pre-release disponível para download em http://qa.php.net/.
- Você sempre tem a opção de obter o PHP através da conta anônima do CVS.
Suporte a SAPI do Apache 2.0 começou no PHP 4.2.0. PHP 4.2.3 funciona com Apache 2.0.39, não use qualquer outra versão de Apache com PHP 4.2.3. No entando, a configuração recomendada é usar o 4.3.0 ou superior com a versão mais recente do Apache2.
Todas as versões mencionadas do PHP ainda funcionarão com Apache 1.3.x.
Baixe a versão mais recente do Apache 2.0 e uma versão adequada do PHP dos lugares mencionados acima. Esse guia rápido cobre apenas o básico para para começar a usar o Apache 2.0 e o PHP. Para mais informação, leia a Documentação do Apache Os número de versão foram omitidos para assegurar que as instruções não estejam incorretas. Você precisará substituir o 'NN' com os valores corretos dos seus arquivos.
Seguindo os passos acima você terá rodando o Apache 2.0 com suporte para o PHP como um módulo SAPI. Claro que existem muitas outras opções de configuração disponível para ambos, Apache e o PHP. Para mais informações use o comando ./configure --help na árvore de arquivos fontes correspondente. Caso você desejar compilar uma versão multithreaded do Apache 2.0, você deve sobrescrever o Módulo-MPM padrão prefork ou com o módulo worker ou com o perchild. Para fazer isso, acrescente ao comando configure no passo 6 acima a opção --with-mpm=worker ou --with-mpm=perchild. Tome cuidado com as consequências e entenda o que está fazendo. Para mais informações, leia a documentação do Apache sobre os Módulos-MPM.
Nota: Se você quiser usar negociação de conteúdo, leia o FAQ relacionado à MultiViews.
Nota: Para compilar uma versão multithreaded do Apache, seu sistema deve suportar threads. Isso também implica compilar o PHP com o Zend Thread Safety (ZTS) experimental. Portanto, nem todas as extensões podem estar disponíveis. A configuração recomendada para compilar o Apache é com o Módulo-MPM prefork padrão.