Esta parte do Rpmdrake é dedicada para a configuração
dos repositórios de pacotes. Como pode ser visto em Figura 1.5, “O
“Gerenciador de Mídias de Software””,
existem algumas mídias já configuradas: “Main”, “Contrib”, etc.
Com esta ferramenta, você pode adicionar outras mídias de programas: um CD de uma revista
contendo RPMs, um repositório web, etc.
As caixas de seleção nas colunas à esquerda permitem que você marque os repositórios:
Desmarque esta opção para temporariamente desabilitar a mídia correspondente. Os pacotes contidos nesta mídia não estarão disponíveis para instalação até que ela seja habilitada novamente.
Esta caixa de seleção deverá estar marcada para mídias de atualizações, ou seja, mídias que contenham atualizações de pacotes que já estão em alguma outra mídia, mas com versão mais antiga. Desta forma apenas mídias marcadas desta forma são analisadas durante uma atualização.
Botões diversos que permitem executar alguma ação na mídia selecionada.
Permite que uma mídia que não está mais em uso seja removida. Basta selecionar a mídia a ser removida e clicar neste botão.
Aqui você pode modificar a URL ou o diretório relativo
do arquivo synthesis/hdlist
(se você não estiver
entendendo este assunto é recomendado que saia da janela através do
botão em vez de
).
Caso você precise utilizar um proxy para acessar alguma mídia, ele pode ser configurado através do botão . Note que você também pode definir uma variável global de proxy para todas as mídias remotas através do botão da interface principal.
Esta opção também permite que se mude o formato do repositório
de hdlist
para synthesis
,
que é bem menor mas contém menos informações sobre os pacotes.
Arquivos synthesis somente possuem informações sobre o nome dos pacotes,
suas dependências e um pequeno resumo. Não será possível, por exemplo,
realizar pesquisas sobre os arquivos contidos em pacotes não instalados
e a descrição completa também não estará disponível.
Use este botão para adicionar ao seu sistema todas as fontes de pacotes publicamente disponíveis em repositórios da Internet. Isto é útil, por exemplo, caso você tenha uma conexão rápida ou somente possui o primeiro CD de instalação disponível. Escolha um servidor geograficamente perto da sua localização.
Após escolher um servidor e clicar no botão , informações sobre os pacotes disponíveis nesta fonte serão baixadas e todos os pacotes estarão disponíveis para instalação e atualização.
Este botão abre uma janela de diálogo onde uma nova mídia de instalação de pacotes de software pode ser acrescentada.
Ao clicar neste botão, uma lista das mídias já definidas será apresentada. Você pode escolher aquelas cuja lista de pacotes você deseja atualizar. Isto é útil para mídias remotas que receberam novos pacotes na sua base. Depois de fazer esta seleção basta clicar em para iniciar o processo.
É muito importante que quaisquer pacotes que forem instalados sejam autenticados. Cada pacote pode ser assinado digitalmente com uma “chave”, e você pode permitir ou proibir certas chaves de forma individual por mídia. Em Figura 1.8, “Rpmdrake — gerenciando chaves”, você pode ver que a chave da Mandriva Linux está autorizada para a mídia “CD de Instalação”. Clique em para autorizar uma outra chave para a mídia selecionada (atenção: faça isto com cuidado, como em todas as questões de segurança). Para remover uma chave associada com uma mídia, clique em .
Se você estiver atrás de um firewall e precisar ter acesso a mídias remotas (para atualizações, por exemplo), você pode fazê-lo se tiver um servidor proxy que permite o acesso à Internet (pelo menos à região onde houver um servidor de atualizações). Normalmente é suficiente preencher o campo Servidor proxy para ter isto funcionando (Figura 1.9, “Rpmdrake — configurando um proxy”). Se você precisar de uma combinação de usuário / senha, isto também pode ser especificado aqui. As alterações podem ser confirmadas através do botão .
Se você estiver administrando uma grande rede de computadores, pode querer instalar os pacotes em todos eles em paralelo; este botão abre uma janela de diálogo que permite a configuração do modo “paralelo”. Como este modo é relativamente complicado e somente é útil para um grupo limitado de pessoas, esta curta introdução não irá fornecer mais detalhes.
Este botão permite que se escolha o programa utilizado para baixar os pacotes e se a fonte deve ser verificada com uma chave ou não. Estas opções afetam todas as fontes configuradas.
Estes botões permitem que a ordem de utilização das fontes seja alterada.