Ao iniciar esta ferramenta, será necessário
aguardar alguns momentos enquanto Rpmdrake analisa a base de dados de
pacotes. Após esta análise, a interface Instalação de Pacotes de Software
será apresentada.
A janela está dividida em quatro partes: a parte superior apresenta algumas possibilidades de manipulação da lista de pacotes que podem ser instalados. Esta lista está no meio, à esquerda. Ao seu lado, à direita, temos uma área onde pode ser vista uma descrição do pacote atualmente selecionado. Na parte inferior da janela existem dois botões e informações sobre quanto espaço em disco será necessário para instalar os pacotes selecionados, bem como quanto espaço livre existe atualmente.
![]() | Nota |
---|---|
Além disto, uma barra de estado na parte inferior da janela exibe mensagens sobre as ações atualmente em progresso ou uma notificação sobre quando alguma tarefa foi terminada. |
Vamos analisar a figura Figura 13.2, “
A interface de Instalação de Pacotes de Software
”
em mais detalhes. Um pacote chamado “frozen-bubble-1.0.0-7mdk
”
está selecionado na visão em árvore e, na área que descreve o pacote, temos exibidas as
informações de espaço em disco necessário, um pequeno resumo (Frozen Bubble, jogo tipo
arcade) e uma descrição mais detalhada (cheio de recursos, pingüim colorido, animado e
bonitinho...).
A barra de estado informa o espaço em disco necessário para instalar os pacotes selecionados bem como quanto espaço livre ainda existe no momento. Note que, devido às dependências, o espaço em disco necessário pode ser maior que o espaço necessário para apenas o pacote selecionado.
Agora a instalação pode ser iniciada, bastando para isto clicar no botão . Uma nova janela aparecerá com uma barra de progresso mostrando o andamento da instalação. Para sair sem executar nada, basta clicar no botão .
Durante a seleção dos pacotes, pode acontecer que seja selecionado um pacote que requer dependências adicionais para funcionar corretamente (como bibliotecas novas ou outra ferramenta). Neste caso, Rpmdrake mostrará uma janela onde as dependências adicionais poderão ser aceitas ou não. Para rejeitar as dependências, clique no botão (Figura 13.3, “Rpmdrake — janela de alerta de dependência”).
Outro cenário possível: você deseja instalar um pacote que requer dependências e vários outros pacotes são capazes de prover as dependências necessárias. A lista de pacotes alternativos será então exibida (Figura 13.4, “Rpmdrake — alternativas de pacotes”). Você pode analisar a informação adicional apresentada clicando no botão de forma a poder escolher a melhor alternativa.
Vamos agora analisar em mais detalhes as funções de pesquisa e ordenação disponíveis para facilitar seu trabalho de administração do sistema.
Algumas vezes você pode conhecer uma ferramenta que viu em algum lugar ou sobre a qual ouviu falar na casa de um amigo e agora fica imaginando como encontrar e instalar este programa.
É bastante fácil: apenas digite o nome (ou parte dele) na área de texto ao lado do botão . Agora escolha, a partir da lista, onde você gostaria de realizar esta pesquisa (no nome do pacote, na sua descrição ou na lista de arquivos pertencentes ao pacote). Após clicar no botão , uma nova lista aparecerá (Resultados da busca), mostrando o que o Rpmdrake encontrou.
Vamos analisar as opções de ordenação:
Esta opção de ordenação mostra a lista de pacotes nos quatro grupos que foram vistos durante a instalação do Mandriva Linux. Esta é a opção de ordenação mais simples e fácil pois ela se concentra em apenas uma parte específica dos pacotes disponíveis: aqueles que são considerados os mais úteis da distribuição.
Ao invés de uma visão em árvore, esta opção mostra uma lista simples de todos os pacotes disponíveis que podem ser instalados no seu sistema.
Aqui os pacotes são exibidos agrupados de acordo com sua função (por exemplo: Jogos, Sistema, Vídeo, etc.).
Nesta opção, a lista de pacotes está ordenada por tamanho (o maior pacote no topo e o menor no fim da lista).
Ao escolher esta ordenação, será apresentada uma lista simples onde os pacotes selecionados são apresentados primeiro e os outros logo abaixo. Para tornar isto mais fácil, estas duas partes da lista estão ordenadas alfabeticamente. Esta opção de ordenação é particularmente útil para ser usada momentos antes de executar a instalação desejada, pois facilita a visão dos pacotes que serão instalados.
Mais uma vez os pacotes estarão ordenados alfabeticamente, mas desta vez eles são exibidos sob o nome do repositório de mídia que os contém.
Neste modo, dois grupos de pacotes podem surgir: um contém a lista de pacotes que podem ser acrescentados ao seu sistema, e o outro contém a lista de pacotes que podem ser atualizados (ou seja, uma versão antiga está atualmente instalada e existe uma nova disponível).